LUCERNÁRIOS


LUCERNÁRIOS


Nossa Fraternidade tem a mistica de realizar estes momentos sublimes com o povo de Deus, nas paróquias e comunidades. Um tesouro da nossa Igreja que deve ser apresentado com ternura e alegria orante. Veja um pouco a história desta bela Celebração:


Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos santificavam o fim do dia com uma prece comunitária. Nos mosteiros, cantavam-se as “Véspera” ou “Completas”. Nos meios paroquiais, porém, era costume fazer o “Ofício do Lucernário” e as antigas “Vigílias”, muito freqüentes, ainda, nas Igrejas Orientais.

O nome «Lucernário» faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.
O simbolismo da luz representa um papel importante no conteúdo das horas de Laudes e Véspera: a luz do novo dia é cantada como símbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que se acendem ao cair da noite recordam a luz plena e sem ocaso que é o próprio Cristo.
De fato, o início da Vigília Pascal é um vestígio do antigo Lucernário. Não se pode esquecer do papel que representa, na piedade popular, o fato de acender velas: constitui um símbolo da vida cristã que deve consumir-se dando luz e calor; e deve estar sempre pronto, como as Virgens Prudentes, com suas lâmpadas acesas.




Disponibilizamos alguns Roteiros de Lucernário para baixar.


Lucernário do Ano da Fé


Lucernário da Família

Um comentário:

  1. Quero responder a mensagem de irmã Suse em nosso blog. É com imensa alegria que recebemos vossa mensagem, e mais ainda no convite de interação entre nossos blogs. Gosto muito de unir as forças com pessoas que também tem o mesmo objetivo que o blog Filhos da Misericórdia: Levar o nome de Jesus a quantos possíveis nesta terra de missão que é a internet. Espero mais comunicação entre nós e a fraternidade Sagrada Face. Gostaria de saber vosso e-mail para podermos interagir mais.

    grande abraço e orações

    Ir. José Miguel do Menino Jesus e Maria, FMJS

    ResponderExcluir